segunda-feira, 8 de julho de 2013

Gestão de tecnologias na escola



Gestão de tecnologias na escola
Ideias Centrais
Como se inseriu a tecnologia nas escolas;
A formação continuada dos educadores;
A cultura colaborativa
Resumo:
A autora expressa como iniciou a informatização no ambiente escolar. Inicialmente com os computadores sendo utilizados como ferramenta de trabalho nas diversas secretarias das escolas. Posteriormente com o acesso a informática com as salas equipadas para que os discentes tivessem noções básicas das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Com tempo detectaram que o uso dessas tecnologias na escola servia para adquirir informações atualizadas e facilitavam a comunicação por meio das comunidades colaborativas. No entanto, para que essa interação ocorra com qualidade faz se necessário uma formação continuada para os educadores.
Então, esclarece a autora que essa formação deverá capacitar os educadores para que eles tenham a oportunidades de identificar as problemáticas do ambiente escolar, da comunidade e da sociedade em que está inserida e realizar uma análise. Considerando que essa formação possui como base a articulação entre a realidade da instituição escolar com os domínios dos recursos tecnológicos para transformar o seu fazer pedagógico.
Declara ainda, que há várias formações para os docentes em diversas escolas do Brasil, cita como exemplo o ProInfo. No entanto, ainda existem muitos problemas nessa a inserção da Tecnologia nas escolas, entre eles a pouca formação dos gestores escolares e as más condições técnicas e materiais dos ambientes informatizados.
Ressalta a importância do domínio do sistema tecnológico por parte de toda a equipe escolar, para que exista um trabalho colaborativo e de qualidade nas instituições educacionais do nosso país.

Comentário (parecer e crítica)

De acordo com o texto o computador já esta no ambiente escolar há muitos anos como um dos principais recursos da secretaria das escolas. Mas aos poucos, também começaram a fazer parte dos outros espaços, devido à inclusão digital cada vez mais presente na sociedade.
A Tic na escola serve para expandir a comunicação entre a equipe escolar e a comunidade. Além de ser um ótimo recurso para adquirir informações atuais a todo instante e em qualquer lugar. Dá-nos a possibilidade de transformar o ambiente escolar em um local atrativo e dinâmico, por meio dos inúmeros recursos disponíveis na internet. Assim, para que essa comunicação ocorra de forma produtiva e qualitativa existe um ponto primordial; a formação continuada dos educadores.
Portanto, ainda a muito que se fazer para termos escolas informatizadas e utilizando os diversos recursos atuais e dinâmicos que esse mundo tecnológico nos oferece. Mas creio que, realmente o mais importante é termos profissionais interessados em buscar conhecimento tecnológico para mudar a sua prática pedagógica, tornando esse fazer profissional mais atrativo e interessante para os discentes que muitas vezes dominam essa tecnologia atual.

Referências
ALMEIDA, MARIA, ELIZABETE, BIANCONCINE DE.  Gestão de tecnologias na escola: 2002. Formação de gestores escolares para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação in: VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário