segunda-feira, 8 de julho de 2013

Funções e papéis da tecnologia




VIEIRA. ALEXANDRE THOMAS. Funções e papéis da tecnologia. Gestão escolar e Tecnologia. Formação de Gestores Escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo, PUC-SP, 2004.

Resumo
O autor explica como a tecnologia pode trazer benefícios para a instituição educacional quando os destores educacionais e os profissionais e os professores dominam essas ferramentas e exportam para o trabalho pedagógico, como também para o ambiente escolar em geral.
Esclarece como a tecnologia pode ser um aliado do ambiente educacional. Busca refletir sobre a diferença entre o conhecimento, os dados e as informações que embora estejam relacionados entre si, não são as mesmas coisas.
Citações principais do texto
“O grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola”. (...) (p.1)
“A confusão entre dado, informação e conhecimentos gera enormes gastos de tempo e de dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição.”(...) (p.1)
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.” (...) (p.1)
“já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem”.(...) (p.2)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações”. (...) (p.3)
“Conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações derivam de dados.”(...) (p.4)
“A criação de ambientes informatizados na organização par apoio a gestão de conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informações e a cultura de colaboração existente.” (...) (p.6)
Comentário (parecer e crítica)
De acordo com o autor o grande desafio dos gestores escolares e do professor é de como usar a tecnologia a favor da aprendizagem do aluno.
Portanto, é preciso buscar dados transformando-os em informação para transmitir mensagens capazes de melhorar a qualidade da educação. Com isso, os computadores ajudam-nos nesse processo transformador.
E o conhecimento que tem um caráter estritamente humano, avalia , incorpora valores e opiniões aos dados e informações coletados. Mas para que isso ocorra é preciso que exista uma equipe escolar colaborativa e  disposta a lidar com o desafio das novas tecnologias mundiais que se renovam a cada dia.
Em suma, para que tenhamos um ambiente escolar informatizado é preciso criar condições favoráveis para que isso aconteça. De nada adianta computadores modernos sem capacitação profissional é preciso está em constante aprendizado para acompanhar a tecnologia que avança a cada dia. Assim, quando há uma equipe comprometida com a melhoria do ambiente educacional alcançará sucesso no processo de ensino- aprendizagem com dinamismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário