VIEIRA.
ALEXANDRE THOMAS. Funções e papéis da tecnologia. Gestão escolar e Tecnologia. Formação de Gestores Escolares para o
uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo,
PUC-SP, 2004.
Resumo
O autor explica como a
tecnologia pode trazer benefícios para a instituição educacional quando os
destores educacionais e os profissionais e os professores dominam essas
ferramentas e exportam para o trabalho pedagógico, como também para o ambiente
escolar em geral.
Esclarece como a tecnologia
pode ser um aliado do ambiente educacional. Busca refletir sobre a diferença
entre o conhecimento, os dados e as informações que embora estejam relacionados
entre si, não são as mesmas coisas.
Citações principais do texto
“O grande problema em foco
da gestão escolar é saber como a tecnologia pode um grande aliado da equipe de
direção e coordenação da escola”. (...) (p.1)
“A confusão entre dado,
informação e conhecimentos gera enormes gastos de tempo e de dinheiro em
projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição.”(...) (p.1)
“Os dados são conjuntos de
fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.” (...) (p.1)
“já a informação, na forma
de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem”.(...)
(p.2)
“O conhecimento tem caráter
humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as
informações”. (...) (p.3)
“Conhecimentos derivam de
informações, da mesma maneira que informações derivam de dados.”(...) (p.4)
“A criação de ambientes
informatizados na organização par apoio a gestão de conhecimento deverá
considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informações e a
cultura de colaboração existente.” (...) (p.6)
Comentário (parecer e
crítica)
De acordo com o autor o
grande desafio dos gestores escolares e do professor é de como usar a
tecnologia a favor da aprendizagem do aluno.
Portanto, é preciso buscar
dados transformando-os em informação para transmitir mensagens capazes de
melhorar a qualidade da educação. Com isso, os computadores ajudam-nos nesse
processo transformador.
E o conhecimento que tem um
caráter estritamente humano, avalia , incorpora valores e opiniões aos dados e
informações coletados. Mas para que isso ocorra é preciso que exista uma equipe
escolar colaborativa e disposta a lidar
com o desafio das novas tecnologias mundiais que se renovam a cada dia.
Em suma, para que tenhamos
um ambiente escolar informatizado é preciso criar condições favoráveis para que
isso aconteça. De nada adianta computadores modernos sem capacitação profissional
é preciso está em constante aprendizado para acompanhar a tecnologia que avança
a cada dia. Assim, quando há uma equipe comprometida com a melhoria do ambiente
educacional alcançará sucesso no processo de ensino- aprendizagem com
dinamismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário